sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fast-food



Acredito que muitos que vêem acompanhando meus artigos ainda se esquivam do seu conteúdo e ainda não entenderam de fato a mensagem que tento passar, que na verdade devo admitir, tem que ter muito culhão para abrir os olhos para a verdade, pois acredito que é natural para nós ficarmos inconformados e não mais seguirmos alguns estilos de vida quando começamos a enxergar as coisas.

Vou dar um exemplo aqui sobre isso, quando sabemos o processo de fabricação e os componentes usados em um lanche do McDonalds e não estou dizendo sobre o cuspe que o atendente deu quando estava atrás do balcão, estou falando da matéria prima mesmo, a criação do gado, você nunca mais comeria e com toda certeza muitas redes fast-food se fechariam. Poderia até citar sobre a influência das cores vermelho e amarelo em você, mas fugiríamos do foco do assunto.

Mas porque tanta gente que mesmo sabendo das lendas dos fast-foods continuam a financiá-las? Pelo simples fato de que isso não só envolve comercio de comida, mas sim política e logo dinheiro, MUITO dinheiro, então a mídia não vai pra cima pra mostrar isso ao público e você continua a pensar naquele lanche murcho, aguado, requentado e sem graça com aquele refrigerante batizado com água no qual você pagou mais de R$10,00 como se fosse manjar dos deuses olimpianos, e você ainda deve estar pensando, “mas ah! O lanche é mó bom”. 

Claro que o lanche é bom, animal! Se tivesse cheiro e gosto de bosta, você não compraria então a bosta precisa ter pelo menos um cheiro e gosto atraente.

Bom, estendi bastante o exemplo, mas deu para captar, né? Não? Vou explicar de forma mais simples, é a chamada aparência versus realidade , é algo que você sabe e sente, porém, os seus sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição são constantemente enganados, mas e a intuição? Bom, a intuição não é enganada, mas ignorada, pois a cultura pop de hoje diz que isso é coisa de mulherzinha. 

Mas não é!

Sempre sabemos que tem alguma coisa errada, vamos ao ponto onde quero chegar, vamos começar com uma pergunta quais são seus planos de vida? E essa pergunta vai para todas as idades, meu caro leitor, desde que esteja vivo, essa pergunta é pra você (piadinha sem graça, mas calma, eu vou chegar ao ponto). 

Pensou nos seus planos? Sim? Ótimo!

Vamos lá, você pensou em fazer uma boa faculdade e se formar, certo? E depois? Arrumar um bom emprego, crescer na empresa e galgar carreira (a famosa pergunta cretina da retardada da psicóloga do RH, como você se vê daqui a cinco anos?), ta ótimo. Mas e depois? “Ah sei lá, com uma vida financeira estável, já posso pensar em arrumar alguém casar e construir uma família!” (até você meu caro solteiro(a) convicto(a) vai arrumar alguém, não pense que vai escapar).

Bom, até você percebeu que esse plano não é nada original, e sabe muito bem que não é, pois o seu amigo aí do lado tem a mesma coisa em mente ou até já o concretizou, não vai seguir dessa forma que você estabeleceu, relaxa! Tudo isso vai acontecer, porém não necessariamente nesta ordem, vou dar um outro exemplo, você não vai passar quatro ou cinco anos na faculdade enfiado com os livros na cara e a bunda sentada na cadeira até ficar chata e quadrada parecendo uma bisteca. Você vai parar sempre em algum barzinho para tirar um pouco do stress e consequentemente vai conhecer alguém, tá bom, você vai me dizer agora que não bebe e detesta barzinhos ou baladas, pode ser aquela pessoa da sua sala de aula mesmo! 

E pode acontecer de vocês se envolverem e até mesmo se casarem antes de obter a tal estabilidade financeira e profissional, pode até acontecer uma gravidez indesejada nesse processo, é provável que até desista da faculdade por vários motivos, e calma! Você pode achar isso o fim do mundo ou fim de carreira, mas isso é bem mais comum do que se pode imaginar, mesmo que não tenha acontecido com você!

Bom, chegamos aonde eu queria, depois de todas essas metas que você estabeleceu ou vai, com o passar dos anos ela também pode vir aos poucos ou não. Sua vida está estável, uma boa família e um emprego que garanta o seu sustento.

Agora te pergunto novamente, e depois? Vai se aposentar e ver seus netos crescerem e até ajudar seus filhos na educação deles ou passar o resto de sua vida viajando ou até mesmo continuar a trabalhar porque não gosta de ficar parado e assistir televisão o dia todo ou trabalhar mesmo porque do jeito que está à aposentadoria...

Mas e depois? Agora peguei no calo, não é verdade? Ninguém gosta de pensar muito nisso, mas ela é inevitável e vai acontecer, se você nunca pensou no que pode existir do outro lado, como não acredito em reencarnação por ser cristão e nossas crenças aqui não estão em debate e independente disso, sabemos muito pouco da verdade. Mas apenas uma ressalva, deve ser muito triste para alguém que não nutre nenhuma perspectiva de vida após a morte e achar que somos apenas um composto de moléculas feito em uma suruba cósmica. 

Este tipo de perspectiva deve deixar a pessoa frustrada e sem nenhuma motivação para poder concretizar seus planos, pois tudo no fim irá se tornar pó, e isso eu falo de forma literal, mas isso se aplica também a você que aguarda algo além da morte, pois te pergunto novamente.         

Quando foi a última vez que você foi a um velório? 

Pense nisso, quando foi a ultima vez que você foi a um funeral? De quem era? Do seu pai? Da sua mãe? De algum parente, amigo, esposo ou esposa? A última vez que você foi a um funeral e viu aquela pessoa que ria, chorava, era chata ou legal, que você amava ou só tinha consideração. Independente de suas qualidades e defeitos, essa pessoa também tinha planos, assim como os seus. Quando você estava lá, qual foi o comportamento? 

SILÊNCIO!

Por quê? Porque cada um que entrou naquela sala vendo aquela pessoa estirada, a primeira coisa que elas pensaram não foi sobre ela. A primeira coisa que você e os outros pensaram foi que um dia este serei eu.

Se eu disser isso ou não, a realidade pode não mudar. Mas pense nisso. Os humanos sempre repetindo os mesmos erros várias vezes. Chegam aos 50 ou 60, lutando, fazendo intrigas, mentindo, roubando, fornicando, mendigando, trabalhando, não vêem a sua vida passar e são jogados em um buraco no chão. Exatamente o mesmo buraco que um gato cava para esconder a merda dele.

Se isso te fez algum sentido comece a refletir sobre o que vale a pena ou não em sua vida, pois ela passa muito rápido e não percebemos, porque estamos distraídos e ocupados demais para isso, usando o famoso status de estar sempre na “correria”, “trabalhar pra caramba” e constantemente estar com pressa para tudo. Essa é a moda hoje, todos agora acham que nasceram com seis meses, esquecem de aproveitar preciosos momentos e ficam insensíveis ao passar do tempo e logo, suas memórias se baseiam em assuntos corriqueiros. 

Acho que é por isso que meus amigos e colegas de trabalho ficam nervosos comigo, porque sempre gostei de fazer as coisas com calma, prefiro fazer tudo devagar e sem pressa, mesmo porque comer em quinze minutos é inconcebível pra mim, fiz meus nove meses de gestação, tranqüilamente, muito obrigado!
Agora vamos voltar ao exemplo acima sobre o McDonalds, você gasta uma nota para poder comer um lanche que não possui nenhum valor nutricional e é cheio de venenos para o seu corpo, sendo que com esse dinheiro da pra se pagar muito bem um prato com arroz, feijão, mistura e salada, porém é bem mais cômodo comer um lanche rápido porque é o padrão que todos seguem, afinal, todos estão com pressa e isso, não possui nenhuma originalidade. 

Sobre seus planos que também são tendências da moda, não possuem nenhum valor para o seu crescimento intelectual. Você gasta sua vida toda focado nesses objetivos que apenas vão lhe proporcionar, falta de tempo para você e sua família, um belo stress e consequentemente úlcera e queda de cabelo, isso na melhor das hipóteses, suas conversas sempre vão se basear em como foi o trânsito ou sobre o seu serviço, ou aquela baladinha que você fez no fim de semana e beijou mais de três pessoas e ficou bem louco(a).

Lembra o que falei sobre suas obras e sonhos se tornarem pó uns parágrafos acima? Pois bem, agora vamos à realidade, morrer todo mundo vai, porém o que costumamos deixar como legado? Herança? Fotos? Tudo isso morre e se dissipa com o tempo, inclusive as pessoas que te conheceram, e você cai no esquecimento, tudo acaba. No entanto o que devemos fazer durante a nossa existência é fazer nossa vida valer a pena e isso significa não nos resumirmos à modinha do “aproveitar a vida” ou “mereço ser feliz”, isso é apenas válvula de escape que o próprio sistema te oferece para você continuar preso a ele. E fazer você vai aos bons e velhos objetivos vagos novamente.

Essa uma idéia do que significa aparência e realidade, mas isso dificilmente vai ser mostrado para o público em geral, porque envolve política e dinheiro e como falei antes, MUITO dinheiro e não é conveniente para uma empresa que seus funcionários pensem demais e da mesma forma nos mostram como somos semelhantes ao gado que é alimentado com hormônios e antibióticos para ser abatido e virar seu lanche, com uma diferença, você quem tem que correr atrás dos vários componentes ou objetivos, chame do que quiser, para ser abatido no final. 

Mas você tem raciocínio e inteligência o suficiente para observar e ficar inconformado com esse marketing agressivo que constantemente te mostra essas coisas como legais e pode fazer uma escolha, só que isso requer culhão como te falei, é você olhar agora nos seus olhos (use um espelho, cara de parvo) e se perguntar: Será que este sacrifício todo está valendo à pena?

Ou você pode continuar ai na sua mesa de trabalho durante oito horas no qual você se encontra agora ou continuar no seu msn com conversinhas bestas, ignorar esse texto, me achar algum louco frustrado e revoltado com o mundo e continuar com a sua vidinha fast-food, sem nenhuma perspectiva surpreendente, rápida, cômoda, aparentemente gostosa e cheirosa, porém murcha, sem graça e descartável.         

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. 
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.  Dalai Lama 

Um comentário:

  1. É como diz uma passagem bíblica: ``Do pó veio e do pó retornarás``. A vida é curta e o sistema parece tentar encurtá-la ainda mais fazendo com que fiquemos cada vez mais presos a ele vivendo uma vida murcha e sem gosto porque estamos com muita pressa para sentir, seja em qual sentido for.
    A sua critica é muito pertinente e vale com certeza a pena ser lida por mais pessoas.
    obrigado pelo reflexão

    ResponderExcluir